sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Laringe III- Vascularização e Inervação

Artérias da Laringe
A irrigação sangüínea arterial da laringe é derivada de ramos da artéria tireóidea superior, primeiro ramo da artéria carótida externa, que irá se bifurcar próximo ao corno superior da cartilagem. A artéria laríngea superior, juntamente com a veia e o nervo laríngeo superior (ramo interno), irá penetrar na laringe pela membrana tireo-hióidea. A artéria laríngea inferior (ramo do tronco tireocervical) vai penetrar na laringe posteriormente, junto com o nervo recorrente laríngeo, profundamente ao músculo constrictor inferior da faringe.

Drenagem Venosa da Laringe
É realizada pelas veias laríngeas superiores e inferiores ; as superiores, em conjunto com a veia tireóidea superior e média , vão drenar o sangue para a veia jugular interna. As veias laríngeas inferiores, por sua vez drenam o sangue principalmente para a veia tireoideana média e, em alguns casos, para a veia tireóidea inferior .

Drenagem Linfática da Laringe
A laringe , do ponto de vista da drenagem linfática, pode ser compartimentalizada em função de sua origem embriológica ( ver adiante). Então, anatomicamente, esta drenagem pode ser dividida em regiões supraglótica, subglótica, drenagem do lado direito e esquerdo. A nível de cordas vocais, a drenagem linfática é bastante escassa. A drenagem linfática supraglótica se faz principalmente para linfonodos da cadeia jugulocarotídea alta ( acima da bifurcação carotídea) , tendo também drenagem para linfonodos da cadeia jugulocarotídea média (em menor quantidade). Existem várias conexões linfáticas de um lado para o outro. A drenagem linfática da porção inferior da laringe tende a ser isolada para um único lado, e o faz para os linfonodos jugulocartídeos médio e inferiores, podendo drenar para a cadeia do mediastino ântero-superior .

Inervação da Laringe
O nervo recorrente laríngeo, ramo do nervo vago, é o responsável pela maior parte da inervação motora e contribui para parte da inervação sensitiva da laringe .
A inervação sensitiva para as regiões acima da corda vocal é dada pelo ramo interno do nervo laríngeo superior, que também tem um ramo externo motor, o qual por sua vez inerva o músculo cricotireóideo, tensor da corda vocal. O nervo laríngeo superior , ramo do nervo vago, se origina próximo ao forame jugular; dividir-se-á próximo ao corno maior do osso hióide no seu ramo interno ( que penetra na laringe junto com a artéria laríngea superior pela membrana tireo-hióidea) e no seu ramo externo (que penetra na laringe pela membrana cricotireóidea). Vai emitir alguns filetes nervosos que vão fazer sinapses com ramos do nervo recorrente laríngeo , formando, assim, a alça de Galeno, com função sensitiva.
O nervo recorrente laríngeo, ramo do nervo vago recorre, à esquerda, pelo arco aórtico , enquanto que à direita, recorre pela artéria subclávia .

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Laringe II - Anatomia - Articulações e músculos

Articulações, Membranas e Ligamentos da Laringe

Através da constricção do músculo cricotireóideo e da ação da articulação cricotireóidea, haverá uma diminuição da distância cricotireóidea anterior, provocando, assim , uma tensão nas cordas vocais.
A articulação cricoaritenóidea está localizada na superfície póstero-superior da cricóide. Esta articulação vai permitir à aritenóide realizar movimentos complexos, principalmente de rotação na direção antero-posterior ou látero-medial .
A membrana tireo-hióidea vai da borda superior da cartilagem tireóidea à borda inferior do osso hióide. Nesta membrana, pode-se identificar o ligamento tireo-hióideo mediano e ligamento tireo-hióideo lateral. É penetrada, de cada lado pela artéria laríngea superior, veia e nervo laríngeo superior interno. A membrana tireo-hióidea é o limite anterior, juntamente com o osso hióide, do espaço pré-epiglótico.
O cone elástico (ou membrana cricovocal) se origina na superfície interna do arco cricóideo, com direção medial e superior, inserindo-se no ligamento vocal .
A membrana quadrangular se origina dentro da prega ariepiglótica e adere-se posteriormente à aritenóide e à cartilagem corniculada; inferiormente está aderida ao ligamento vestibular ( banda ventricular) .
As pregas ariepiglóticas contêm os músculos ariepiglóticos, ligados à superfície externa da membrana quadrangular.
Abaixo dos ventrículos da laringe estão as pregas (cordas) vocais. Elas contêm o ligamento vocal; vão formar a rima glótica, espaço entre as duas cordas vocais .



Músculos da Laringe
- Músculos Extrínsecos da Laringe

Grupo infra-hióideo : neste grupo estão incluídos o músculo omo-hiódeo, esterno- hióideo, tireo- hióideo e esternotireóideo. São inervados pela alça descendente do hipoglosso. São depressores da laringe .
Grupo supra- hióideo: neste grupo estão incluídos o músculo digástrico, estilo-hióideo, gênio- hióideo, milo-hióideo e estilofaríngeo . São todos elevadores da laringe. Os músculos constrictores médio e inferior da faringe são músculos também extrínsecos, porém desempenham papel mais importante na deglutição .
Outro importante músculo da laringe é o cricotireóideo. Inervado pelo ramo externo do nervo laríngeo superior, tem importância na deglutição e na tensão da corda vocal.

- Músculos Intrínsecos da Laringe

Os músculos intrínsecos são divididos em abdutores ( cricoaritenóideo posterior) e em adutores das cordas vocais- circoaritenóideo lateral, interaritenóideo, tireoaritenóideo inferior e superior, aritenóideo oblíquo , ariepiglótico e tireoepiglótico. Todos inervados pelo nervo laríngeo recorrente .