sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Laringe IV - Cavidades e Espaços da Laringe

O intróito laríngeo tem formato triangular, aberto para a parede anterior da faringe, cada lado formado pelas pregas ariepiglóticas. A cavidade interna da laringe pode ser dividida em três partes : região supraglótica, glótica e subglótica . A região supraglótica compreende a porção livre da epiglote, as pregas ariepiglóticas e bandas ventriculares. As bandas ventriculares, na sua porção inferior, formam o teto do ventrículo de Morgani. As pregas vocais ( ou cordas vocais) vão formar a rima glótica ( glote é o espaço entre as duas cordas vocais) . As cordas vocais têm aproximadamente 15 mm de extensão no homem e 10 mm na mulher. Na junção anterior das duas cordas há a localidade anatômica denominada comissura anterior e, posteriormente, entre as duas aritenóides, o espaço denominado espaço interaritenóideo (também chamado de comissura posterior).
O espaço pré-epiglótico é formado superiormente pelo ligamento hioepiglótico, membrana tireo-hióidea anteriormente e superfície anterior da epiglote posteriormente. Tem um formato de pirâmide invertida e continua lateralmente com a porção superior do espaço paraglótico. Contém gordura e tecido areolar frouxo. Carcinomas podem alcançar este espaço pelas perfurações da cartilagem epiglote .
O espaço paraglótico lateralmente é formado pela superfície interna da cartilagem tireóide, ínfero-medialmente pelo cone elástico, medialmente pelo ventrículo, súpero-medialmente pela membrana quadrangular. Comunica-se superiormente com o espaço entre a cartilagem tireóide e o osso hióide, inferiormente com o espaço entre a cartilagem tireóide e cricóide, anteriormente com o espaço pré-epiglótico.
Espaço subglótico : delimitado superiormente pelas cordas vocais, lateralmente pela superfície medial do cone elástico e medialmente pela mucosa subglótica. Inferiormente é contínuo com a superfície interna da cartilagem cricóide e sua mucosa .

Nenhum comentário: