terça-feira, 29 de maio de 2007

A Tireóide I - Anatomia e Embriologia

Anatomia e Embriologia

A tireóide é uma glândula endócrina que tem origem na linha média do assoalho da faringe primitiva e também bilateralmente dos tecidos da quarta bolsa branquial, lateralmente.
Ela é formada pelos lobos direito e esquerdo que são posicionados ântero-lateralmente à laringe e traquéia. Os dois lobos são unidos abaixo da cartilagem cricóide pelo istmo que mede cerca de 12 a 15 mm. Ocasionalmente, o lobo piramidal está localizado na linha média , superior ao istmo e representa o remanescente do ducto tireoglosso , pela descida da glândula tireóide primitiva da base da língua até sua localização definitiva no pescoço no processo de desenvolvimento embriológico.
O suprimento sangüíneo da glândula tireóide é dado principalmente pelas artérias tireoideanas superior (primeiro ramo cervical da artéria carótida externa) e inferior (ramo do tronco tireocervical). A drenagem venosa se dá para dois ou três pares de veias que acompanham os vasos arteriais e para uma veia tireoideana média que drena direto para a veia jugular interna.
A drenagem linfática da tireóide se dá para linfáticos ascendentes mediais (pré- laríngeos), ascendente lateral (até a bifurcação da artéria carótida), descendente medial (pré-traqueal) e descendente lateral (cadeia recorrencial).
Do ponto de vista cirúrgico, há várias estruturas anatômicas em relação íntima com a tireóide. Estas estruturas incluem o nervo laríngeo recorrente, o nervo laríngeo superior e as paratireóides. Uma cirurgia próspera da tireóide depende da habilidade do cirurgião em identificar e preservar estas estruturas.
Os nervos laríngeos recorrentes inervam a musculatura extrínseca da laringe e provém inervação sensitiva à laringe na região glótica. O nervo laríngeo recorrente direito origina-se no ponto em que o nervo vago cruza a artéria subclávia e ascende de forma oblíqua em relação à traquéia. O nervo laríngeo recorrente esquerdo deixa o nervo vago quando ele cruza o arco aórtico e tem direção paralela à traquéia.
O nervo laríngeo superior tem origem no gânglio vagal inferior e próximo à laringe ele se divide em ramos externo e interno. O ramo interno fornece inervação sensitiva à laringe supraglótica e o ramo externo inerva o músculo cricotireóideo.
As glândulas paratireóides geralmente em número de quatro glândulas, surgem da terceira bolsa branquial (paratireóides inferiores) e da quarta bolsa branquial ( paratireóides superiores). As paratireóides superiores migram para uma posição próxima à junção cricotireóidea, posteriormente a glândula tireóide. As paratireóides inferiores apresentam uma localização mais variável, em cerca de 45 a 61 % dos casos fica localizada inferior, lateral ou posterior à porção inferior da tireóide abaixo do nível da artéria tireoideana inferior.

Nenhum comentário: