quinta-feira, 31 de maio de 2007

Tireóide II - Fisiologia

Fisiologia
A produção do hormônio da tireóide é o resultado de uma série de caminhos e mecanismos complexos que envolvem o eixo hipotalâmico- hipofisário- tireóide. O hormônio TRH liberado do hipotálamo estimula a produção e liberação do TSH pelas células da hipófise anterior. O TSH estimula a glândula tireóide levando a hiperplasia, aumenta a síntese de tireoglobulina e estimula a síntese e liberação dos hormônios da tireóide T4( tiroxina) e T3( triiodotironina). Os hormônios tireoideanos, por sua vez, inibem a secreção de TSH pela hipófise e os efeitos do TRH são antagonizados por uma “downregulation” de receptores de TRH nas células hipofisárias produtoras de TSH.
Cada mudança no nível de T4 altera em relação inversa a secreção do TSH em escala muito maior. Assim, níveis de TSH são muito sensíveis a mudanças pontuais e subclínicas do nível de T4. Por isso muitas vezes o TSH é usado como primeira prova para avaliação de deficiência orgânica da glândula tireóide.
O hormônio da tireóide está ligado à tireoglobulina (TBG), transtiretina e albumina. A maioria do hormônio tireoideano está ligada à tireoglobulina, por sua maior afinidade naturalmente elevada.
O hormônio tireoideano fisiologicamente ativo é o T3, e 80 % do T3 deriva do T4.O T3 e o T4 livres dão uma avaliação muito mais precisa da função tireoideana, pois independe de alterações plasmáticas de proteínas de transporte, sendo a forma ativa capaz de penetrar nas células alvo e ligar-se a receptores específicos.

Nenhum comentário: