terça-feira, 12 de junho de 2007

Tireóide IV - Manejo Clínico

Manejo Clínico

A grande maioria da morbidade relacionada aos nódulos da tireóide é relatada quando esses nódulos representam carcinoma, por isso o manejo deve ser focado na identificação de nódulos que podem ser malignos.

História e Exame Físico
O mais importante fator de risco para o câncer da tireóide é a exposição prévia à radiação. É importante identificar a idade e o tempo de exposição, a região exata do corpo que foi irradiada, e se possível, o tipo e a dose da irradiação. Embora as mulheres sejam mais propensas a apresentarem nódulos e câncer da tireóide do que homens, a probabilidade de câncer é maior em homens com nódulos, especialmente se maiores de 70 anos de idade. A incidência do câncer da tireóide aumenta com a idade, mas uma grande porcentagem de nódulos em pacientes com menos de 20 anos serão malignos.
O linfoma da tireóide deve ser considerado em pacientes com crescimento rápido da tireóide e diagnóstico prévio de tireoidite de Hashimoto, especialmente em mulheres com mais de 50 anos.
Uma história familiar de feocromocitoma, hipercalcemia, anormalidades mucosas,ou carcinoma medular da tireóide leva à suspeita de uma síndrome endócrina múltipla.
Muitos nódulos tireoideanos são descobertos acidentalmente em pacientes assintomáticos. Embora somente um nódulo possa ser detectado no exame físico, cerca de 50% das glândulas abrigam múltiplos nódulos.

Nenhum comentário: