terça-feira, 26 de junho de 2007

Tireóide V - Exames Complementares



Testes Laboratoriais

Testes de função tireoideana são usualmente de pouco valor no manejo dos nódulos tireoideanos, com exceção para possíveis adenomas tóxicos. Níveis de tireoglobulina podem estar elevados pacientes com câncer da tireóide e são usados como um marcador tumoral de rotina no seguimento de pacientes submetidos a cirurgia para o câncer da tireóide, mas a determinação de seu nível sérico pré-operatório não o diferencia de adenomas benignos ou tireoidite.

O carcinoma medular da tireóide pode secretar calcitonina, antígeno carcinoembriogênico (CEA), cromogranina e outros peptídeos. Como marcadores tumorais, a medição destes marcadores é mais usada para detecção de recorrência do que para o diagnóstico inicial.

Biópsia por Agulha Fina ( Punção aspirativa por agulha fina – PAAF)

O melhor método preoperatório para identificara malignidade de um nódulo tireoideano é obter células do nódulo para exame citopatológico.A PAAF fornece uma elevada taxa de sucesso combinada com baixa incidência de complicações.A sensibilidade da punção aspirativa varia entre 86 a 94% e a especificidade de 92 a 99% em mãos experientes.Vale lembrar que a punção aspirativa fornece células para o exame citopatológico, e portanto não representa biópsia tecidual.

Diversos trabalhos mostram que PAAF guiada por ultrassonografia fornece um maior número de amostras satisfatórias e portanto aumenta a acurácia do teste.

A PAAF também pode ser utilizada para a identificação de carcinoma em linfonodos e para a mensuração de tireoglobulina no conteúdo da agulha.

Cintilografia da Tireóide

A cintilografia da tireóide é usada para identificar nódulos hiperfuncionantes em pacientes com sintomas de hipertireoidismo, níveis de TSH suprimidos ou resultado de biópsia sugestivo de neoplasia folicular. Nódulos quentes raramente representam malignidade, nódulos mornos apresentam um risco de maliginidade de cerca de 5 % e os nódulos frios apresentam uma maior chance de serem malignos, embora sejam benignos em mais de 80% dos casos.

Alem disso, a cintilografia apresenta baixa especificidade a despeito de alta sensibilidade para nódulos maiores que 1 cm.

Ultrassonografia(US)

A ultrassonografia da tireóide é de muita importância na evolução do nódulo da tireóide por tratar-se de um exame seguro, de baixo custo e que fornece imagens em tempo real e de notável poder de resolutividade e de ampla disponibilidade.

Podemos relacionar algumas das potenciais utildades do US do nódulo tireoideano:

- Diferenciar consistência sólida de cística

- Detecção de multicentricidade

- Detecção de tumor oculto da tireóide em casos de linfadenopatia cervical metastática por tumor primário oculto.

- Determinação de expansão sólida ou hemorrágica em lesões da tireóide que aumentam rapidamente de tamanho.

- Guiar a PAAF em casos selecionados

- Guiar terapia com etanol ou fotocoagulação com laser.

Algumas características do nódulo são consideradas indicativas de benignidade, são elas:

- Halo periférico fino, regular e habitualmente completo
- Textura hiperecogênica em comparação ao tecido adjacente
- Presença de calcificação em casca de ovo

Outras características sugerem malignidade:

- Padrão hipoecogênico

- Limites irregulares ou indefinidos

- Presença de microcalcificações.

Portanto podemos dizer que um nódulo suspeito é aquele que apresenta

hipoecogenicidade associada a uma das características abaixo:

- Contorno irregular

- Presença de microcalcificações

- Vascularização interna

- Halo ausente ou se presente, espesso ou interrompido.

Nenhum comentário: