sexta-feira, 13 de julho de 2007

Tireóide VII - Manejo

Manejo dos Nódulos Tireoideanos com histologia indeterminada ou carcinoma bem diferenciado da tireóide.

As vantagens da cirurgia da tireóide podem incluir: capacidade de diagnóstico após uma biópsia não-diagnóstica ou indeterminada, remoção do câncer da tireóide, estadiamento e preparo para ablação com iodoterapia. As opções cirúrgicas para o tratamento do carcinoma bem diferenciado da tireóide podem ser limitadas a lobectomia e istmectomia ou tireoidectomia total.
Os nódulos solitários com uma biópsia indeterminada ( suspeito, neoplasia folicular ou neoplasia de células de Hürthle), o risco de malignidade é de aproximadamente 20%.
Para nódulos solitários que são repetidamente não-diagnosticados na biópsia, o risco de malignidade é desconhecido, mas provavelmente próximo de 5 a 10%.
Devido ao aumento do risco para malignidade, a tireoidectomia total é indicada para pacientes com tumores grandes (>4 cm) quando atipia é encontrada na biópsia, quando a biópsia revela suspeito para carcinoma papilífero, em pacientes com uma história familiar de câncer da tireóide e em pacientes com uma história de exposição a radiação.Outra indicação da tireoidectomia total é a presença de doença nodular suspeita bilateralmente.
Para muitos pacientes com câncer da tireóide, o procedimento inicial a ser considerado deve ser a tireoidectomia total. A tireoidectomia parcial pode ser suficiente para o tratamento de carcinoma papilífero intratireoideano pequeno em pacientes de baixo risco com nódulo isolado e ausência de metástases cervicais linfonodais.

Nenhum comentário: