quarta-feira, 25 de julho de 2007

Laringe I - Anatomia (Esqueleto Laríngeo)

Anatomia da Laringe

Múltiplas são as funções da laringe. Com seu mecanismo de dilatação- constricção, terá função de proteção contra broncoaspiração , fonação, condução do ar aos pulmões, tosse com conseqüente eliminação das secreções; com seu mecanismo valvular, permite realizar a manobra de Valsalva, importante em diversas situações do cotidiano (levantar peso, defecar, etc.)

Esqueleto Laríngeo

Os elementos de suporte da laringe são compostos por cartilagens.
Nove são as cartilagens da laringe : tireóide, cricóide e epiglote (ímpares); aritenóide,cuneiforme e corniculada (pares).
As cartilagens tireóide, cricóide e grande parte das aritenóides são cartilagens hialinas. A cartilagem tireóide irá sofrer um processo de calcificação que se completa aos 25 anos de idade. As cartilagens corniculada, cuneiforme, epiglote e o ápice da cartilagem aritenóide são compostos por fibrocartilagens elástica e não se calcificam6.
Muito importante para o suporte estrutural da laringe é o osso hióide. Encontra-se ao nível da terceira vértebra cervical no adulto, situado acima da cartilagem tireóide, relacionado com a parede anterior da hipofaringe e a base da língua. É formado por um corpo (em forma de “U”), dois cornos maiores e dois cornos menores. No corno menor estão inseridos o músculo constrictor médio da faringe e o ligamento estilohioideo. Os músculos gênio-hioideo e genioglosso estão aderidos na sua superfície superior e interna do corpo, enquanto o músculo milo-hioideo se insere na sua superfície anterior. O músculo hioglosso se origina no corno maior e o músculo digástrico está aderido na porção ântero - lateral do corpo do hióide. Estes são os músculos supra-hióideos (14 músculos, 7 pares). Com relação aos músculos infra-hióideos (3 pares), temos o esterno-hióideo, omo - hióideo e tireo-hióideo.
A cartilagem tireóide (do grego: thyreós, thyrõu = escudo) é a maior cartilagem da laringe . O ângulo entre as lâminas exibe um dismorfismo sexual : em média 90º no homem e 120 º na mulher. O ponto de junção entre as duas lâminas é chamado de istmo. Um grupo de 5 ligamentos elásticos estão aderidos na face posterior (interna) do istmo: o ligamento tireoepiglótico, os ligamentos vestibulares e os ligamentos vocais. O ligamento vocal vai penetrar no pericôndrio interno da cartilagem tireóide, formando uma estrutura chamada ligamento de Broyle, rico em vasos sangüíneos e linfáticos.Quando invadido por carcinoma, funciona como um excelente meio de disseminação tumoral . Os dois cornos superiores vão ajudar na suspensão da laringe, com suas conexões com o osso hióide, enquanto os dois cornos menores ajudam na suspensão da cricóide (articulação cricotireóidea). Três músculos estão aderidos na superfície lateral das lâminas tireoideanas ; esternotireóideo, tireo-hióideo e constrictor inferior da faringe .
A cartilagem cricóide (do grego crícou = anel) possui uma lâmina posterior (mede de 2 a 3 cm) e uma lâmina anterior, menor (mede de 5 a 7 mm). Articula-se superiormente com a cartilagem tireóide (membrana cricotireóidea anteriormente e articulação cricotireóidea bilateralmente), posteriormente com as aritenóides e inferiormente com a traquéia (ligamento cricotraqueal).
As aritenóides têm forma piramidal, articuladas com a cricóide (articulação sujeita a processos inflamatórios, como artrite reumatóide, podendo ser causa de paralisia da laringe), possuindo, na sua porção antero - medial, o processo vocal, onde se adere o ligamento vocal que servirá como suporte para as cordas vocais (ligado à superfície interna da cartilagem tireóide) .
As cartilagens corniculadas (Wrisberg) estão aderidas ao ápice das cartilagens aritenóides. As cartilagens cuneiformes ( Santorini) estão localizadas nas pregas ariepiglóticas.
A cartilagem epiglote, elástica, quase nunca se ossifica, permanecendo flexível durante toda a vida. Em toda a sua extensão, é perfurada por vários orifícios por onde passam vasos sangüíneos, linfáticos e tecido fibroso, sendo um local de fácil disseminação neoplásica. Na sua porção inferior, está localizado o ligamento tireoepiglótico que se liga à superfície interna da cartilagem tireóide.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Ricardo

Claro que pode 'linkar' meu blog.
Sabe de uma coisa: eu TAMBÉM sou cirurgiã de cabeça e pescoço!
Bacana a sua iniciativa.
Um abraço